quarta-feira, 26 de novembro de 2014

God Jul ✯

O Natal está quase aí e resolvi enfeitar a casa.

Este ano tenho o O. comigo para viver um pouco do espírito natalício antes de ir para a Suécia. E como #terumsuecoemcasa é aprender a dizer bom natal em sueco, fiz uma placa com as palavras "god jul".

Materiais

Cola branca
Placa de madeira
Sal grosso
Sal fino



Comecei por escrever com a cola "God Jul" e fazer dois flocos de neve nos cantos. Em baixo deixei um bocadinho de cola para parecer ter um manto de neve.


Depois salpiquei a cola com sal grosso e preenchi tudo com sal fino para dar a ideia de que é escrito com neve...


No início, a cola formou uma mancha que parecia molhado à volta, mas secou em dois dias.


Algum do sal caiu, mas ainda assim gostei do resultado. :)




segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Tento na língua e all star nos pés

No final de Agosto fui convidada pela AEISCAP (Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) para participar na XXV ISCULTURAP - a Semana Cultural do ISCAP.

E por "participar" leia-se "ser oradora convidada". Estes convites deixam-me sempre lisonjeada e ligeiramente incrédula. Por que raio é que as pessoas hão-de querer ouvir o que tenho para dizer? Mas a verdade é que gosto imenso. Divirto-me sempre e adoro conhecer novas realidades e pessoas com outro tipo de formação e de outras áreas.

Neste caso, quando perguntei às minhas colegas de trabalho o que devia vestir (sou gaja, desculpem lá) elas disseram-me que devia ir de ténis All Star - porque "era mais eu". Fui. Rosa-choque, porque eu sou assim. Levei um blazer para disfarçar a coisa e acho que correu bem.

O auditório estava - como se diz - bem "composto" e, dentro do possível no período pós-prandial, a audiência estava atenta. Digam o que disserem, eu acho que foi por causa dos All Star rosa-choque.

Numa altura em que os jovens estão assustados com o futuro e com o desemprego, é importante que percebam que é possível chegar aos objectivos, mesmo num mar de adversidades. Há alguns conselhos que podem ajudar a alcançá-los e foi nessa base, com o apoio de alguns exemplos, que fui conversar com eles.

Para mim, muito mais do que fazer um discurso é importante haver perguntas. Não aceito ter menos de 3 perguntas nestas coisas. Tento sempre pôr a audiência à-vontade o suficiente para não terem medo de pedir o microfone e perguntar o que quer que seja. Mas, fazendo aqui uma referência ao título deste post, tenho de ter tento na língua para não dar falsas esperanças ou, por outro lado dar espaço ao desalento.

No geral, a experiência foi muito positiva, foi muito bom conhecer jovens cheios de motivação e com cabeças prontas para mudar o mundo.

Resta-me agradecer à Vera Santos o convite e dar os parabéns a todos os membros da AEISCAP pela organização do evento. Venham mais!




segunda-feira, 3 de novembro de 2014

10 coisas antes dos 30

Vou fazer uma lista de coisas que quero fazer antes dos 30.

Esta ideia já me tinha surgido há uns tempos, mas esta semana a amiga S. ajudou a relembrar porque descobriu o seu primeiro cabelo branco. Eu já tenho vários "primeiros cabelos brancos" mas não é bem isso que me move. São os 27 que ainda agora chegaram e que parecem já estar a fugir.

Há uma série de coisas que quero fazer na vida, fazer esta lista é imprimir-lhe urgência e é só uma desculpa para tentar fazer com que aconteçam mais rápido. Não garanto que cumpra estes 10 itens, mas posso tentar.

1. Ver uma aurora boreal (tenho viagem marcada para Janeiro!)

2. Visitar o Stonehenge.

3. Fazer um interrail.

4. Fazer todas as receitas (sem fugir a nenhuma das instruções, medidas ou utensílios) de um livro de receitas que eu escolher num determinado espaço de tempo.

5. Ir a Budapeste.

6. Começar a escrever - a sério - outro livro.

7. Experimentar meditação.

8. Fazer um diário.

9. Andar de Balão de ar quente.

10. Vender algo que eu tenha feito à mão.

Não vou deixar mais nenhum item, não só porque gosto que a vida me surpreenda, mas também porque não quero viver agarrada a metas. Quando concretizar alguma deles, mantenho-vos a par.

Vamos lá, um dia de cada vez!