domingo, 1 de fevereiro de 2015

Fim-de-semana do-it-yourself

Depois de 2 noites seguidas de farra com a inauguração do Coyote Ugly em Lisboa e um aniversário, chegou o fim-de-semana.

Já andava a adiar umas quantas ideias de trabalhos manuais e decidi deitar mãos à obra. 4 projectos, 4 desafios, aqui ficam:

1. Autocolante para a porta

Ingredientes:

papel autocolante preto
x-acto
papel químico
impressora

Já há uns tempos que tinha visto esta ideia algures na internet. Pesquisei uma série de sites e comprar saía demasiado caro, então resolvi fazer.

Comprei papel autocolante preto e imprimi o desenho invertido, passei as linhas com papel químico para o papel autocolante e depois foi só cortar. Como não tinha acesso a um bisturi, o x-acto teve de servir e não ficou muito perfeito, mas ao longe fica bem!




2. Quadro candeeiro

Ingredientes:

tela profunda
lâmpada com interruptor
tinta
pincéis

Vi um quadro no pinterest que alguém tinha iluminado. Gostei de ver e resolvi experimentar. A tinta não ficou muito uniforme, mas a luz resulta bem. É uma boa alternativa para o candeeiro da mesinha de cabeceira.



3. Prato com vidrilhos

Ingredientes:

cds (que já não se usem)
prato
tesoura
água muito quente
cola branca
verniz

Este era o mais antigo dos desafios! Desde os meus 17 que queria fazer uma coisa gira com cds velhos. Decidi então começar com uma coisa pequenina e tentar saber todos os truques antes de me aventurar e falhar - como já tinha acontecido.

O grande truque e o que muda tudo é: molhar os cds em água muito quente (quase acabada de ferver) durante 5/7 minutos e depois separá-los (usem uma tesoura ou um x-acto com cuidado). Os cds têm 2 camadas de "plástico" e separando as duas é mais fácil cortar sem estragar o efeito espelho.

O outro grande segredo é a paciência. Cortar os triângulos é rápido, mas colar demora muito mais tempo. O desafio quando estamos a colar é tentar não sujar os vidrilhos com cola. Eu passei com um cotonete com álcool para limpar a maior parte da cola (tenham cuidado porque alguma da tinta sai).

No fim pintei com verniz transparente e ficou mais brilhante.



4. Chaveiro Alohomora

Ingredientes:

cartão
ganchos
tinta (castanho & dourado)
cola branca


Este projecto foi para satisfazer a potter geek que há em mim. Não tem nada que saber: aproveitei uma protecção de cartão (que vinha com o aquecedor que os meus pais me compraram) e escrevi com cola branca a palavra "alohomora" - o feitiço que é usado para abrir as portas que estão trancadas.

Acrescentei uns ganchos (dos que vêm nas caixas de utilitários do IKEA), pintei tudo de castanho e passei com tinta dourada pelas letras no final.  



Sem comentários: