segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Tento na língua e all star nos pés

No final de Agosto fui convidada pela AEISCAP (Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) para participar na XXV ISCULTURAP - a Semana Cultural do ISCAP.

E por "participar" leia-se "ser oradora convidada". Estes convites deixam-me sempre lisonjeada e ligeiramente incrédula. Por que raio é que as pessoas hão-de querer ouvir o que tenho para dizer? Mas a verdade é que gosto imenso. Divirto-me sempre e adoro conhecer novas realidades e pessoas com outro tipo de formação e de outras áreas.

Neste caso, quando perguntei às minhas colegas de trabalho o que devia vestir (sou gaja, desculpem lá) elas disseram-me que devia ir de ténis All Star - porque "era mais eu". Fui. Rosa-choque, porque eu sou assim. Levei um blazer para disfarçar a coisa e acho que correu bem.

O auditório estava - como se diz - bem "composto" e, dentro do possível no período pós-prandial, a audiência estava atenta. Digam o que disserem, eu acho que foi por causa dos All Star rosa-choque.

Numa altura em que os jovens estão assustados com o futuro e com o desemprego, é importante que percebam que é possível chegar aos objectivos, mesmo num mar de adversidades. Há alguns conselhos que podem ajudar a alcançá-los e foi nessa base, com o apoio de alguns exemplos, que fui conversar com eles.

Para mim, muito mais do que fazer um discurso é importante haver perguntas. Não aceito ter menos de 3 perguntas nestas coisas. Tento sempre pôr a audiência à-vontade o suficiente para não terem medo de pedir o microfone e perguntar o que quer que seja. Mas, fazendo aqui uma referência ao título deste post, tenho de ter tento na língua para não dar falsas esperanças ou, por outro lado dar espaço ao desalento.

No geral, a experiência foi muito positiva, foi muito bom conhecer jovens cheios de motivação e com cabeças prontas para mudar o mundo.

Resta-me agradecer à Vera Santos o convite e dar os parabéns a todos os membros da AEISCAP pela organização do evento. Venham mais!




Sem comentários: