sexta-feira, 15 de março de 2013

Ler livros lidos

Há pessoas que usam as imagens das capas e criam boards no pinterest, há pessoas que criam álbuns no facebook. Tudo serve para guardar uma lista dos livros que já leram.

Nunca fui disso, nunca tal me passou pela cabeça porque não via qual era o objectivo. Até que comecei (ou será que recomecei?) a ler Memória das Minhas Putas Tristes do Gabriel García Márquez. Eu explico.

Nunca me tinha acontecido pensar "não-tenho-bem-a-certeza-se-já-li-este-livro-ou-não". Mas aconteceu há 2 dias, quando li as primeiras páginas. Era tudo tão familiar: o universo, os nomes...

Por outro lado, fiquei a pensar se não estaria a compará-lo inadvertidamente ao universo de A Sombra do Vento do Carlos Ruiz Záfon. Ainda tenho de pegar nos dois livros e ver se de facto estou a reler sem saber. Reler não é mau... quando se faz de propósito. Quando é acidental pode ser bastante desconfortável.

Por estas e por outras, vou aqui pensar "alto" nos livros que já li este ano (e estou com sorte porque ainda estamos em Março).

Os Reinos do Caos - As Crónicas de Gelo e Fogo vol. 10 - George R.R. Martin












Os Jogos da Fome - Suzanne Collins














Em Chamas - Suzanne Collins


A Revolta - Suzanne Collins














A Demanda do Talismã - André Amaral












50 Anos de Carreira - Fernando Alvim














Siddhartha - Hermann Hesse














A ler (ou reler!):

Memória das Minhas Putas Tristes - Gabriel García Márquez



4 comentários:

André Carvalho disse...

E vendo bem, em três meses leste imeenso!

Gostava de ler os "Cem anos de solidão" desse senhor.

;)

Alexx disse...

Eu também nunca fui de fazer listas e nunca me aconteceu ficar na dúvida se já tinha lido ou não um livro. Mas acontece-me (muitas vezes) não saber há quanto tempo li tal livro, se passaram meses ou anos, ou até quantas vezes reli o mesmo livro... E por isso, em 2011, comecei a fazer as minhas listas. E gosto :)

Alexx disse...

Já agora, o que achaste dos Jogos da Fome (a trilogia)?

T. disse...

Gostei bastante!