terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Crianças e Bois


Eléctrico. 10:00 da manhã. Uma qualquer excursão invade o 28 para proporcionar um dia diferente aos pequenos. 

Valeu a pena ir sem phones nos ouvidos.

3 miúdas sentaram-se num dos bancos e fizeram questão de gozar com uma 4a que já não teve lugar.
Espero nunca ter sido assim tão malvada, porque foi mesmo isso que me chamou à atenção.

Água vai, água vem... Ouço uma delas dizer a outra:

- Eu já tenho 8 anos.

- Ah eu tenho 9! Toma!

Uma terceira pequena junta-se à conversa deveras irritada:

- E então? Lá porque ela tem menos anos não tens de a tratar mal!

Quase dei por mim a gritar "round 2: fight!" mas o assunto mudou. Iam visitar a galeria Zé dos Bois:

- Sabes porque é que se chama Zé dos bois? Porque tem lá boooois! Eu adoro.

As outras olhavam para ela incrédulas. Mas ela continuou.

- Vou deixar os bois comerem-me toda!

Ok. Estão a ver aqueles momentos em que a realidade é melhor do que qualquer ficção? Este foi um deles.

O grupo de pessoas à volta das 4 pequenas era composto por turistas e um ou outro português - que conseguiu (tal como eu) morder um sorriso maroto. Por fim, mesmo antes de sair ainda consegui ouvir a quarta miúda - que continuava de pé - a partilhar com as outras:

- A minha mãe tem papa-nicolau.

E com esta frase olhou para a professora/responsável acrescentou:

- É uma doença, não é?

Ela ignorou, a miúda também não insistiu, mas se calhar podia ter tentado uma explicação simples, digo eu. Com 8 anos não espero que compreenda tudo sobre um exame ginecológico, mas poderia ter largado a ideia de que a mãe tem uma doença com nome de uma alta figura do clero.

Sem comentários: