segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Como andar de eléctrico

Existem umas regras básicas que devem ser cumpridas para garantir uma viagem segura nos eléctricos mais antigos de Lisboa.
  1. Vês o eléctrico aproximar-se, tiras o passe/bilhete e esticas o braço - pode acontecer dares uma pancada na cara de alguém que vinha a passar à beira da estrada ou, por outro lado, que alguém venha distraidamente contra a tua mão. (sim, já me aconteceu.. demasiadas vezes.)
  2. Entras ordeiramente no eléctrico e validas o passe/bilhete.
  3. Há lugares sentados? SENTA O CU. Não há lugares sentados? Arranja um cantinho e agarra-te às estruturas como se a tua vida dependesse disso. (pode depender!)
  4. A tua paragem está a chegar? Tens de carregar no botão para parar. Está longe de onde estás sentado? agarra-te a alguma coisa e alcança-o. 
  5. Aproxima-te da porta, mantém-te agarrado a alguma coisa segura. O eléctrico está cheio e não te deixam passar? Grita COM LICENÇA e fura apressadamente.
  6. Parabéns, sobreviveste, sai calmamente e continua a tua vidinha. 
Há uns dias o meu eléctrico vinha praticamente vazio e na zona do castelo apanhámos uns turistas, claramente virgens nisto de andar de eléctrico. Lá se entenderam com os bilhetes e pegaram na máquina fotográfica para apreciar a viagem. Não se sentaram, não se agarraram a nada. Foi tão giro. E o mais surpreendente é que só ao quarto safanão no qual foram arremessados para um banco é que se sentaram sossegados. 

Sem comentários: