quinta-feira, 20 de junho de 2013

remédios "caseiros"


Uma pinóia.

Estou com um treçolho... e como boa internauta que sou fui pesquisar soluções. O que não faltam são sugestões de remédios "caseiros" para curar a coisa. O problema está na "caseirice".

Então. Vejamos a definição de "caseiro":

caseiro 
(casa + -eiro
adj.
1. Relativo a casa.
2. Que é feito em casa.
3. Que se usa sobretudo em casa.


Ora bem, o que estou à espera quando pesquiso "remédios caseiros" é de alguma mezinha que inclua produtos que normalmente temos em casa - porque até lhe damos outros usos.

O que encontrei foi isto:

curar um Treçolho IIUm treçolho é um pequeno abcesso que ocorre na borda das pálpebras e é causado pela inflamação de glândulas sebáceas. Na maioria das vezes, o treçolho pode ser seco mais rapidamente com a aplicação de adequados remédios caseiros. 

>> Compressas de acelga Lave uma folha de acelga e em seguida mergulhe-a em água a ferver durante 5 minutos. Coe o líquido e deixe arrefecer a acelga. Quando estiver morna, dobre-a para formar uma trouxinha e aplique-a directamente sobre a zona afectada (não se esqueça de fechar os olhos) durante 1/2 hora. Repita a aplicação três vezes por dia até o treçolho desaparecer.

1º - o que raio é a acelga?? 
2º - não sabendo o que é... é bastante provável que não a tenha em casa.

Entretanto fica aqui a definição. Acabei por descobrir que é uma espécie de beterraba branca.

acelga |é| 
s. f.
[Botânica]  Planta quenopodiácea hortense e comestível; celga.

Sem stress, porque o site tinha mais uma sugestão. Desta vez havia de ser com alguma coisa mesmo caseira.

>> Compressas de calêndula Prepare uma infusão de calêndula usando uma colher de pétalas secas por cada 1/2 litro de água a ferver. Deixe repousar a mistura até esta ficar morna e depois coe. Molhe uma compressa de gaze no líquido obtido e em seguida ponha-a sobre a pálpebra afectada, deixando-a ficar até arrefecer. Repita a aplicação até três vezes por dia.

Opah claro que sim, não tenho acelga em casa, mas tenho calêndulas.
Mais uma vez nunca tinha visto tal palavra, mas pelo seu significado acabei por perceber que é também o nome das Margaridas.

calêndula 

s. f.

[Botânica]  Planta asterácea, vulgarmente chamada margarida.

Conslusão, o treçolho continua a importunar-me e os remédios caseiros... não são lá muito caseiros.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Só dás (mesmo) pela falta das coisas quando já não as tens.

É verdade, verdaducha. Como é que eu vi isso hoje?

Ora bem. Na minha secretária tinha uma base para copos da Guinness. Velhinha, velhinha: de cartão rafado por todos os lados e o preto da marca a ficar com um círculo branco - que marca o local onde a minha caneca se pousa a olhar para mim.

Quando cheguei à agência, pela manhã, não a vi. Procurei um pouco, mas assuntos mais urgentes raptaram a minha atenção e desisti rapidamente. No entanto, ao longo do dia, de cada vez que levantava a caneca e tinha de a pousar na mesa nua, algo me perturbava. Era assim um incómodo muito pouco-chinho, mas era um incómodo. Era pena, de ter perdido um objecto que afinal - imagine-se! - até me fazia falta.

Passei horas a pensar que tinha caído e alguém a tinha deitado para o lixo, mas há coisa de 10 min, resolvi procurar um pouco melhor.

E lá estava ela. Debaixo das 543463 folhas que tenho acumulado em cima da mesa nas últimas semanas. A culpa é minha, da minha falta de tempo, da minha desorganização, da minha falta de pachorra para escrever com letra mais pequena e precisar sempre de resmas de papel para tirar notas.
(Sim, a minha caligrafia não é nada amiga do ambiente, tenho de mudar isso.)